Carlos Rodrigo M. G. de Souza

Carlos Rodrigo M. G. de Souza

Formado em 2005, em Administração pela Faculdade de Jussara, Carlos Rodrigo conta que iniciou o curso de Ciências Contábeis, mas não se sentiu a vontade com o mesmo e foi tentar Administração. A identificação foi além da expectativa, hoje ele tem um sentimento de gratidão � Faculdade e em especial a três professores: Regivânia Aparecida Nogueira, Lúcio de Alvarenga e Leandra Semensato; Por despertar a necessidade de movimento, do rompimento de barreiras, da busca continua pelo novo; pela visão mercadológica; e pela consciência de responsabilidade socioambiental, respectivamente, elementos que acrescentaram significativamente � sua vida.

Com relação � aplicabilidade e utilidade da informação adquirida com o curso, essa foi satisfatória e expressiva, somou-se a prática que já existia, mas aos poucos foi alterando-a e modernizando. Interferiu diretamente em toda a administração da empresa, melhorou a qualidade do trabalho num todo e a resposta veio de várias formas, através do rendimento das atividades executadas pelos colaboradores, da satisfação demonstrada pelos clientes e, da autonomia adquirida.

Apesar de fazer parte da equipe gestora da empresa, antes da graduação e da segurança por ela oferecida, os seus pais acompanhavam de perto todos os seus passos. Com o desenvolvimento do curso e o seu simultaneamente, a gestão foi delegada a ele somente. Fator que o faz indicar o curso a qualquer pessoa, especialmente a gestores e, que o faz acreditar ser extremamente importante a gestão profissionalizada. Foi notória a melhora da empresa após a formação e, esse processo é contínuo hoje. A necessidade de comprometimento e a dedicação empresarial são compulsórias.

Todas as metas determinadas pela empresa são sempre atingidas. Os objetivos são alcançados e comumente até superados. A empresa tem crescido continuamente, especialmente em qualidade interna e externa. Em momentos de crise ou não o conhecimento obtido ajuda, traz mais segurança para lidar com os problemas. E segundo a ótica do Administrador, não há nenhuma fórmula secreta ou não para gerir de modo bem sucedido uma empresa, uma vez que o aprendizado, a evolução, o crescimento, bem como os problemas são contínuos. Problemas diários, crescimento e soluções diárias.

As empresas geridas por Carlos Rodrigo, Chicago’s Hotel e Aldeia Choperia, desenvolvem juntas hoje três projetos: o de Reaproveitamento da água, onde a água produzida pelos ares condicionados do hotel e a da máquina de gelo da choperia são captadas e utilizadas para fazer a limpeza do prédio, esse projeto rendeu uma redução de 20% no gasto geral de água; a Reutilização das garrafas long neck descartadas na choperia, que viram copos utilizados na própria empresa e o excedente ficam com os presidiários que são os executores do trabalho de manufatura das garrafas. Esse trabalho socioambiental já evitou que uma média de 25.000 (vinte e cinco mil) garrafas fossem para o lixo, além de gerar ocupação e renda para os presidiários da cidade e de diminuir o custo com copos na empresa. E a Coleta para o descarte correto de pilhas e baterias, sendo que no prédio tem um recipiente para alojar todo o material que é utilizado por seus moradores e freqüentadores.

Para os empresários sem formação ainda, aí vai a dica do Administrador Carlos Rodrigo: “Busquem a formação. A faculdade te oferece caminhos, direciona. Definir a importância é difícil, somente a convivência do curso e a aplicação do conhecimento ora adquirido transmite esse valor. Os negócios atuais já estão consagrados e crescem no ritmo desejado. Os projetos agora são extremamente novos e audaciosos, é inovação para o mercado local, é oportunidade de negócio e realização pessoal paralelamente”.

O estudo e o aprendizado adquirido no curso foram muito úteis e valiosos. “Ao chegar ao fim do curso a segurança e a confiança de estar apto foi muito grande, em momento nenhum me senti em dificuldade depois de formado” – afirma o administrador. Apesar de apreciar, de reconhecer o valor do conhecimento, a especialização ainda não foi feita. Enfim, o crescimento foi perceptivo no âmbito pessoal e no profissional com a formação.

Agradeço a Deus e a minha família por ter me proporcionado várias realizações entre elas a oportunidade de aprender com os mestres da UniFAJ. Carlos Rodrigo M. G. de Souza

Edição: Adm. Ivana Paula de Almeida - Coordenadora do CEPE

logo
Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
WhatsApp (62) 3373-1219
WhatsApp Tesouraria (62) 3373-1741
© 2024 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi