O Curso

UM BREVE HISTÓRICO:

A primeira escola de Contabilidade no Brasil, na forma de escola de comércio, foi a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, que surgiu em 1902, como “Escola Prática de Comércio”.

Em janeiro de 1905, o Decreto Federal 1339 reconheceu, em caráter oficial, os diplomas expedidos pela “Escola Prática de Comércio” e providenciou a organização dos cursos, dividindo-os em dois: um geral e outro superior. Como muitas disciplinas do cursos superior costumavam ser tratadas normalmente nos programas da Escola, iniciou-se, naquela mesma Fundação, em 1908, o “Curso Superior de Ciências Comerciais”.

Os cursos de Contabilidade propriamente ditos foram criados em 1931, através do Decreto 20.158, que instituiu o curso Técnico de Contabilidade com duração de dois anos para formar Guarda-livros e de três anos para formar Peritos Contadores. Este mesmo decreto criou o Curso Superior de Administração e Finanças da Faculdade de Ciências Econômicas.

O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Jussara surgiu com o propósito de contribuir para a formação humana e profissional indispensável ao progresso sócio-econômico da região Oeste de Goiás. Acompanhando as transformações ocorridas no mundo dos negócios e da informação, consoante aos avanços científicos e tecnológicos. Desempenha o relevante papel de desenvolvimento na comunidade local e regional.

O Curso de Ciências Contábeis pela Faculdade de Jussara justifica-se pela necessidade de qualificação profissional, preparação para o trabalho em nível superior no município de Jussara e região, face às atividades econômicas desenvolvidas e à ausência de cursos superiores no município.

Para a sobrevivência e o desenvolvimento das empresas, novas técnicas para o gerenciamento das atividades produtivas, administrativas e humanas vão surgindo, implicando em profundas mudanças comportamentais e adoção de novos métodos e procedimentos gerenciais, administrativos e operacionais. As empresas necessitam de pessoal cada vez mais qualificado para a inovação contínua e para o crescimento da produtividade e da qualidade.

A partir dessa nova realidade, as empresas têm como principal desafio, a avaliação constante das decisões dos gestores, nas suas diversas unidades administrativas e operacionais. O sucesso de qualquer empresa seja qual for o seu porte (pequena, média ou grande) depende em grande parte de sua administração. O contador, bem mais do que utilizar as operações matemáticas de somar e subtrair tudo o que entra e sai dos registros das empresas, ele deve perceber os avanços tecnológicos e os novos rumos da economia mundial, saber registrar os dados e as informações e, acima de tudo, saber analisá-los, perceber e indicar ao administrador as tendências de seu negócio, demonstrando capacidade de argumentação e competências em administrar o empreendimento.

Assim, o profissional de contabilidade, deve ser eclético, ter visão sistêmica, saber trabalhar em equipe e possuir uma grande competência como analista da informação contábil. A identificação, análise e a determinação do impacto das transações no patrimônio das organizações exigem do Profissional um amplo e variado leque de conhecimento.

O mundo vem experimentando violentas transformações e requer versatilidade e abrangência nas interpretações. O Profissional de contabilidade deve estar habilitado para compreender os assuntos econômicos, tributários, organizacionais e comportamentais, para direcionar as conclusões da lógica contábil sempre respaldado por princípios e normas técnicas dando espaço à propalada interpretação da condição, qualidade e valor do patrimônio. Nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis e somente este profissional dispõe de preparo técnico para disponibilizar a verdade patrimonial e orientar a direção dos negócios.

O mercado de trabalho exige conhecimento amplo e genérico dos profissionais da contabilidade, dos desafios de ordem social, econômico-financeiro, político-administrativo e as expectativas dos grandes projetos regionais, interregionais, nacionais e internacionais e ainda estar atento às oportunidades geradas pela globalização dos mercados e que também sejam propagadores de conhecimento, gestores de organizações e empreendedores.

logo

Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
(62) 94373-3098
© 2018 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi